Regras da Mancala Brasileira
 


1) O jogador mais jovem começa o primeiro jogo. Subsequentemente o ganhador fica no tabuleiro, e começa todos os jogos, até que perca.


2) A Mancala (a búlica maior) de cada jogador fica a sua DIREITA


3) O lado de escolha para pegar as pedras das búlicas de cada jogador consiste nas 6 búlicas menores dispostas uma ao lado da outra diretamente em frente ao jogador.

Apesar de que quando estiver espalhando as pedras os jogadores podem atravessar para o outro lado usando então TODAS as búlicas.


4) Ganha cada jogo quem tiver o maior número de pedras em sua Mancala quando não há mais pedras a serem espalhada nas búlicas menores.


5) Cada jogada consiste em um jogador escolhendo aleatóriamente uma de suas búlicas, retirando TODAS as pedras e espalha-las, uma a uma e em qualquer direção (esquerda ou direita).


6) As pedras são todas despejadas, incluíndo na Mancala do jogador (colocar na Mancala do adversário é opcional)


7-

a) Se a última pedra de uma jogada for posta em QUALQUER Mancala (do jogador ou do oponente). O jogador pode jogar novamente (tantas vezes quanto isso aconteça, mesmo que aconteçam em vezes seguidas. Sendo possível então jogar-se várias vezes na mesma jogada).


  1. a)Se a última pedra for posta numa búlica vazia do lado do jogador, E, diretamente em frente a essa búlica tem uma búlica cheia do adversário (contendo qualquer número de pedras). TODAS as pedras, incluindo a última pedra que foi posta na b´¨lica vazia, são movidas para a Mancala do jogador.

   Fazendo assim, ser a vez do outro jogador.


c) Se em qualquer hora do jogo, ao fim de uma jogada, o jogador conseguir esvaziar TODAS as búlicas de seu lado. Então, todas as pedras do lado do oponente são recolhidas e postas em sua Mancala. O jogo termina e as Mancalas são contadas.


8) Se a última pedra da jogada não cair em qualquer Mancala, então é a vez do outro jgador.

    -O número de pedras irá diminuir naturalmente ja que no mínimo a cada passagem pela Mancala uma será subtraída do jogo.